No Porto, a Semana Europeia da Mobilidade foi inaugurada com uma campanha de prevenção rodoviária para passadeiras. Presente na sessão de apresentação da campanha “Atenção, somos todos peões!”, esteve, para além de Rui Rio, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e o presidente da ACP, Carlos Barbosa.

Servindo de mote à iniciativa, inaugurada no Porto, mas que se espalhará pelo país, Rui Pereira relembrou que “existe um número elevado de mortes” nas estradas, sendo que “entre os mortos em desastres rodoviários, há cerca de 18% de peões”. Dessas mortes, “cerca de 40%” acontecem a atravessar passadeiras, vitimando, na sua maioria, “pessoas idosas”. Por isso mesmo, o ministro da Administração Interna apelou aos portugueses para terem “cuidados muitos especiais”, mesmo “que atravessem nas passadeiras”. “Devemos tomar todas as precauções”, afirma.

Opinião similar tem o presidente da ACP, Carlos Barbosa, que, no entanto, fez questão de salientar que “o peão tem tanta responsabilidade na travessia como o automobilista tem em respeitar a passadeira”. “Muitas vezes, o peão acha-se no direito de se atirar para as passadeiras e atravessar de qualquer maneira”, acrescenta, pedindo a “todos os portugueses que respeitem as passadeiras e os semáforos”.

No chão, deixaram a mensagem: “316 vítimas de atropelamento no Porto em 2009 – Atenção, todos somos peões”. Os dados são da Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária e pretendem chamar a atenção da população. Durante a tarde de hoje, é apresentado, também, um estudo sobre a sinistralidade na cidade, que contou com a participação do Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Uma semana pela mobilidade

Esta iniciativa insere-se no programa da Semana Europeia da Mobilidade’2010, que se inicia hoje e termina no dia 22 de Setembro, que tem por objectivo melhorar a qualidade do ar nas cidades europeias e sensibilizar os europeus para o uso de transportes públicos ou outros meios de locomoção em detrimento dos automóveis.

Dia 21 de Setembro terá lugar no Átrio dos Paços do Concelho, a conferência “A energia da Mobilidade” e será inaugurada, na Asprela, uma Loja da Mobilidade, No dia seguinte, a Escola Secundária Filipa de Vilhena faz uma Corrida de Carrinhos Solares.

Na sexta-feira às 21h00, realiza-se o Porto Bike Nocturno, um passeio de bicicleta pela cidade. Já no sábado, a Avenida dos Aliados servirá de palco para uma exposição de segways, carros eléctricos e outras soluções de mobilidade mais viáveis para o ambiente. No domingo, o Porto a Caminhar colocará os portuenses a passear pela cidade.

Durante toda a semana, estará instalada uma escolinha de trânsito na Praça Humberto Delgado.