Despertar o sentido crítico, terminar com o “medo do palco” e promover a cultura geral são alguns dos objectivos que movem a Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP), projecto desenvolvido há cerca de um mês por estudantes da instituição. Esta quinta-feira realizou-se na Faculdade de Economia (FEP) o segundo debate da iniciativa, dada a conhecer no passado dia 16.

A SdDUP, organizada por 13 pessoas, nasceu da união da FEP Debating Society e da Sociedade de Debates da Faculdade de Direito (FDUP) e surgiu da ambição de alargar o projecto a toda a universidade. A iniciativa é aberta aos estudantes, docentes e investigadores de qualquer instituição do Ensino Superior que queiram participar nos debates.

Debate ao estilo parlamentar britânico

O tipo de debate organizado pela SdDUP é conhecido como british parliementary debate. Trata-se de uma discussão de base académica já usada em países como a Inglaterra, Estados Unidos e Irlanda. “É competitivo, divertido, organizado, cronometrado, composto por equipas de duas pessoas, aberto a perguntas e de baixa preparação”, explica ao JPN o fundador da iniciativa.

O balanço é “avassaladoramente positivo”, garante ao JPN Pedro Ary, um dos fundadores da Sociedade de Debates da UP. “Estivemos presentes em cinco faculdades com banquinhas numa altura em que decorriam as inscrições dos estudantes do primeiro ano e fizemos imensos associados”, acrescenta.

Actualmente, a SdDUP conta com 150 sócios das 14 faculdades da instituição e uma página no Facebook para divulgar as datas e locais dos futuros debates. Na mesma página, encontra-se, também, disponível uma ficha de inscrição.

Nos eventos, debate-se tudo, desde a “prostituição às tias mansas, da poligamia às bênçãos da ignorância, da legitimidade da violência à substituição do homem pela máquina, das vantagens da vida na cidade ao valor dos artistas sobre os homens das ciências”, promete Pedro Ary. O importante, é “fazê-lo de maneira divertida”, sejam temas “sérios, absurdos, mais pesados ou mais leves”, pois outro dos objectivos da iniciativa é desenvolver o sentido de humor dos estudantes.

O assunto a discutir é sempre uma incógnita e é decidido na hora do evento. O próximo debate realiza-se no dia 30 de Setembro, quinta-feira, na Faculdade de Letras da UP. Os eventos organizados pela SdDUP irão percorrer todas as faculdades da UP.