Com estreia na cidade do Porto, o Get Set Art Festival tem como tema central “High Tech Low Cost”. Pela cidade, a arte mostra-se por vários locais e de forma variada, através de workshops, conferências e outras actividades.

Uma dessas iniciativas é o Street Art & Graffiti, projecto que permite a arte de Graffiti na Nova Praça dos Clérigos e já se encontra com as inscrições esgotadas. Esta forma de arte, quotidianamente vista como uma ilegalidade, ganhará, assim, uma nova perspectiva. Também o Coreto do Jardim da Cordoaria vai receber dois concertos na noite de sábado. A ideia, explica o organizador Luís de Sousa, seria “promover concertos em vários Coretos do Porto para revitalizá-los”, mas “por questões de logística” não será possível.

O lado mais boémio do evento pode ser vivido na Embaixada Lomográfica, no Pich Club e no Plano B. O encerramento do Festival conta, também, com uma festa de encerramento com entrada gratuita no Opo’Lab.

As conferências e workshops realizam-se no edifício do Opo’Lab até domingo, com temas como arquitectura, música electrónica, design ou ilustração.

Quanto a transportes, o Eléctrico 22, definido pelo organizador como “um grande apoio para as noites de fim-de-semana”, pois “permite um descongestionamento do trânsito nocturno no Porto”, encontra-se gratuito nos dias 7, 8 e 9 de Outubro.

Artistas dos quatro cantos do Mundo

Luís Fernandes e Luís de Sousa, ambos arquitectos, decidiram promover a arte da cidade na própria cidade. A iniciativa surgiu da “vontade” que tinham de “perceber o que se faz na cidade”, explica Luís de Sousa. “O Get Set Art é também uma continuidade com o nosso percurso académico, em que sempre contactamos com diferentes tipos de arte”, entende. Com o Festival, os organizadores esperam que os vários artistas troquem ideias para “trabalharem juntos futuramente”.

Os vinte artistas participantes no evento vêm dos quatro cantos do mundo. A maioria são portuenses ou têm uma ligação com a Invicta, mas serão apresentadas obras de artistas da Venezuela, Brasil, Espanha, Itália e Alemanha.

No primeiro dia do festival, as expectativas “foram superadas” afirma o organizador. Luís diz que os principais visitantes do Get Set Art são estudantes e recém-licenciados da área das artes, bem como jovens criadores.

A arte contemporânea portuense continua a ser apresentada até dia 9. Para mais informação acerca do Festival, visite o site oficial do evento.