Adaptação da obra de Fernando Pessoa já rendeu boas críticas a João Botelho. A procura de bilhetes foi tão grande que foram marcadas duas sessões extra para a exibição do filme.

Começou com uma “provocação” e acabou por encher de espectadores duas salas de teatro no Porto e em Lisboa. Trata-se do “Filme do Desasossego”, película do realizador João Botelho, uma adaptação da obra de Bernardo Soares, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, que estreia esta quinta-feira no Teatro Nacional de São João (TNSJ).

Para o realizador, criar o “Filme do Desassossego” foi um “ajuste de contas” com Fernando Pessoa. “Ajudei a divulgá-lo pelo mundo inteiro com ‘Conversa Acabada’, obra inspirada na correspondência trocada com Mário de Sá-Carneiro e, trinta anos depois, ajudou-me ele a mim”, revela ao JPN.

“O filme está organizado em três dias e três noites da vida de Bernardo Soares, mas apenas se passa em três minutos”, explica. “Começa às três menos três da madrugada de sábado e acaba às três da manhã, porque o tempo do cinema não é o da vida”, acrescenta o cineasta. A película tem a duração de uma hora e meia.

O livro conseguiu inquietar o realizador com várias frases que o marcaram e foi também esse facto que o desafiou a criar a obra cinematográfica.João Botelho acredita que “qualquer um” pode “fazer o seu livro do desassossego”. “Devem-se iluminar as polainas com a mesma luz com que se iluminam as caras dos santos”, exemplifica, citando Bernardo Soares, “que é quase um anagrama de Pessoa, sempre muito inquieto”.

Questionado sobre a escolha dos locais para exibição da película, o realizador adianta que o teatro tem silêncio, pelo que “confere dignidade ao cinema” e oferece “uma atenção que os outros [cinemas comerciais] não têm”. A adesão por parte do público e a aclamação da crítica foi “excelente” e “impressionante”.

A película vai ser ainda exibida em cineteatros de várias cidades do Norte a Sul do país que podem ser consultadas no site oficial. As quatro sessões agendadas no Porto estão esgotadas, pelo que o TNSJ agendou mais duas exibições (com lotação de 456 lugares) para este sábado, uma às 16h00 e outra às 18h30.