Durante quatro dias, o Porto vai acolher o maior evento de moda do país, onde vão desfilar as tendências para a Primavera/Verão de 2011. E para celebrar aquele que é o seu 15.º aniversário, a organização do Portugal Fashion preparou o maior programa de desfiles de sempre e espaços de animação, com exposições, concertos e DJ.

Para marcar o arranque do evento, estão já agendados para esta noite os desfiles de Katty Xiomara, Ana Salazar, Miguel Vieira e da dupla Alves/Gonçalves.

Fátima Lopes, Luís Onofre, Felipe Oliveira Baptista são alguns dos nomes que vão passar pelo evento até domingo. Ao todo são 22 desfiles de 19 criadores.

O Portugal Fashion vai também dar oportunidade a designers em início de carreira de mostrar o seu trabalho. O Espaço Bloom, dedicado a jovens criadores, conta com a participação de vinte e quatro estilistas, catorze dos quais representam três escolas de moda da cidade do Porto. Os desfiles realizam-se na sexta-feira.

O último dia do evento é dedicado ao calçado e à joalharia, com desfiles da Fly London, da Chocolate Negro e Brijóia, entre outros.

Ao longo de 15 anos de Portugal Fashion, o destaque dado aos estilistas portugueses tem vindo a aumentar. Ao contrário do que acontecia no início, quando as estrelas do evento eram modelos estrangeiras como Claudia Schiffer ou Carla Bruni, hoje são os criadores portugueses que atraem as atenções. A própria organização define o Portugal Fashion como “um projecto de promoção nacional e internacional da moda portuguesa”.

O evento começa hoje, quinta-feira, às 19h00, no edifício da Alfândega do Porto, e termina no domingo, às 18h30.