Foram hoje, quinta-feira, chumbados os projectos lei de revogação da introdução de portagens nas SCUT no Parlamento. Apresentados pelo Partido Comunista Português (PCP) e Bloco de Esquerda (BE), os projectos pretendiam revogar o decreto lei que define o pagamento de portagens nas SCUT do Norte Litoral, Grande Porto e Costa da Prata a partir de amanhã, sexta-feira.

O Partido Socialista votou contra as propostas, com excepção de um deputado socialista, Defensor Moura, que as apoiou, violando, assim, a disciplina de voto do seu partido. O Partido Social Democrata e o Partido Popular abstiveram-se da votação.

Recorde-se que a cobrança de portagens na SCUT do Grande Porto tem início marcado para a meia-noite, apesar da providência cautelar apresentada pelas autarquias do Vale do Sousa e da Maia.

Também a Câmara Municipal de Aveiro decidiu avançar com uma providência cautelar contra as portagens. Segundo um comunicado citado pelo Jornal de Notícias, a autarquia irá, ainda, informar o ministro das Obras Públicas da sua decisão, tendo solicitado, para tal, uma audiência urgente com o mesmo.