A comemorar a quinta edição, o Trama – Festival de Artes Performativas preparou para hoje uma noite de futebol com “Furlan/numero 8“.

O grande destaque do Trama deste ano vai realmente para uma performance desportiva. O suiço Massimo Furlan vai interpretar todos os movimentos do jogador Madjer no histórico jogo de 1987 que tornou o FC Porto campeão europeu.

Ao JPN, o artista, que esta quarta-feira foi conhecer o Estádio do Dragão, confessou que terá visto o jogo “umas sem vezes”. “Aprendi todos os movimentos do Madjer. Um actor aprende um texto, um dançarino aprende uma coreografia, eu aprendo um jogo.”

Massimo Furlan não esconde a sua paixão de sempre pelo futebol, dizendo até que a ideia para este género de performances terá surgido enquanto criança no seu próprio quarto. “O meu trabalho mexe muito com a memória. Tornei-me o melhor jogador, ganhei jogos, só no meu quarto. É a questão do imaginário.”

Esta é uma performance “fisicamente difícil”, diz o artista, que terá de correr pelo campo inteiro durante 90 minutos. Importante é mesmo levar um pequeno rádio e sintonizar a frequência 102.1 FM. Do outro lado, estará o comentador Ricardo Couto a relatar todos os movimentos do jogo e não só. Também o treinador Artur Jorge deverá marcar presença no evento.

As portas abrem às 20h00 e o jogo começa às 21h00. Os bilhetes custam 7,5 € e a entrada faz-se pela Porta Nascente, 3.º. A organização também espera ver muitos cachecóis azuis e brancos nas bancadas.

O Festival Trama decorre até domingo em vários espaços da cidade [consultar o programa em PDF].