A história já não é nova. A peça, aliás, já se estreou em 2009, mas o sucesso garantiu-lhe a reposição. “Cinderela“, espectáculo do Teatro de Marionetas do Porto (TMP), está em cena, até 31 de Outubro, no auditório do Balleteatro de Arca d’Água. Entre 3 e 12 de Dezembro decorre a segunda temporada.

Informações:

Os bilhetes custam oito euros para adultos e 4,5 euros para crianças, reformados, estudantes e portadores do Cartão Jovem. Os grupos também direito a desconto. Há sessões de terça a sexta-feira, às 10h30 e 15h00 (para público escolar, com marcação prévia. Aos sábados, domingos e feriados é às 16h00.

A história exibida é totalmente diferente da Cinderela que todos conhecem e esperam ver. Personagens como o Lobo Mau e até Os Sete Anões entram na peça, tornando-a mais confusa e inesperada. Sara Henriques, actriz e manipuladora das marionetas, explica que o espectáculo “fala de vários contos tradicionais que as pessoas conhecem e que são completamente manipulados”.

Aliás, aqui o próprio conceito de marionetas é totalmente alterado, graças à visão do director artístico João Paulo Seara Cardoso que, juntamente com o elenco, encara este género dramatúrgico como “teatro de objectos”, salienta Sofia Carvalho, produtora do TMP.

O cenário, os bonecos sem fios, a participação dos próprios manipuladores das marionetas como actores e a presença de músicos ao vivo permitem explorar um outro lado do teatro de marionetas.

Apesar de ser uma peça dirigida principalmente para crianças, os adultos também têm aderido às diferenças. Para Sara Henriques, o importante é saber se a histórica “lhes toca”, “lhes diz alguma coisa”. “O objectivo de ir ao teatro é as pessoas sentirem-se bem, divertirem-se, [que a peça] acrescente nelas alguma coisa.”

A 6 de Novembro, o TMP apresenta “‘Óscar’“, exibido em 1999. Em Janeiro, está prometida uma nova peça.