Inaugurado oficialmente esta segunda-feira, o Laboratório Sapo/Universidade do Porto (Labs Sapo/UP) funciona há mais de dois anos no departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A parceria começou em 2008, quando a Portugal Telecom decidiu formar uma equipa de investigação para desenvolver e actualizar o portal Sapo. Em resposta, a FEUP apresentou dois projectos, que originaram a criação do Labs Sapo/UP: o “Verbatim” e o “Tendências”

Caixa:

A conferência Codebits tem como público-alvo os jovens talentos da informática. Durante três dias, os interessados vão poder participar e assistir em palestras, workshops, concursos de programação, jogos e muito mais. Este ano, a quarta edição do evento decorre de 11 a 13 de Novembro de 2010 no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

O “Verbatim” monitoriza continuamente artigos online e classifica citações tendo em conta determinadas palavras-chave. Esta aplicação vai ter como sucessor o Voxx, que vai ser lançado no dia 11 de Novembro na conferência Codebits (ver Caixa). O objectivo é que venha a alimentar os próprios canais da Sapo.

Já o “Tendências” apresenta a evolução das pesquisas no portal Sapo, permitindo estabelecer padrões geográficos e visuais.

O desenvolvimento dos projectos

Em entrevista ao JPN, Luís Sarmento, um dos responsáveis pelo Labs Sapo/UP, explica como é que os projectos acabam por ser postos em prática. A primeira fase é a concepção da ideia. “A Sapo diz [aos membros do Laboratório] o que está a precisar, manda-nos uma proposta e nós tentamos criá-la”, esclarece.

Depois, segue-se a fase dois, a fase dos estudos, da investigação mais aprofundada. A fase três resulta na criação, elaboração e montagem do novo produto. “Esse processo dura cerca de três anos”, conclui Sarmento.

É este processo que José Devezas, bolseiro do laboratório, tem de seguir para elaborar um novo produto. O investigador encontra-se há quatro meses a desenvolver “Ciclope”, uma “ferramenta de monitorização de origem de tráfego em tempo real”, diz, ao JPN. A entrada no laboratório deu-se após a entrega da tese de mestrado, que lhe valeu um convite para integrar o projecto. Depois, foi a própria Sapo que lhe lançou o desafio de desenvolver esta aplicação.

A entrada de novos alunos é estimulada pelos professores, pois fomenta o nascimento de mais ideias positivas. “A parceria da Sapo não é exclusiva da FEUP. Todos os alunos da Universidade do Porto podem participar”, sublinha Sarmento.