Foi assinado, esta quinta-feira, um protocolo entre o Ministério da Cultura e a Associação dos Amigos do Coliseu do Porto (AACP), que assegura um investimento de 275 mil euros por parte do Estado na maior sala de espectáculos do Porto. O objectivo é que sejam produzidas e apresentadas três óperas entre este e o próximo ano.

75 mil euros vão ser utilizados já em 2010, na apresentação da obra “Nabucco” de Verdi, a qual sobe ao palco já a 5 e 6 de Novembro. Os restantes 200 mil euros vão ser investidos na produção e apresentação de dois grandes espectáculos em 2011: “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, e “Sansão e Dalila”, de Camille Saint-Saëns.

Este protocolo vem retomar um apoio que se encontrava suspenso há três anos. Para José António Barros, presidente da ACCP, esta parceria representa um momento importante para a cultura do Porto, pois, depois de “3 anos de jejum”, o ministério volta a investir no Coliseu.

“Este protocolo apenas peca por ser tardio”, afirmou a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, defendendo a ideia de que o Porto é um dos principais centros culturais portugueses e que tem sofrido de falta de atenção e de esquecimento por parte dos orgãos de poder.

É importante ainda referir que nesta parceria estão também envolvidos outros agentes culturais do Porto: o Círculo Portuense de Ópera, a Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música, a Orquestra do Norte e outras entidades culturais.

No final da cerimónia, Gabriela Canavilhas recusou-se a responder a perguntas relacionadas com o Orçamento de Estado, defendendo que este ainda será discutido na próxima semana.