A Loja de Serralves volta a promover os Projectos Originais Portugueses. Conhecidos por POPs, voltam para uma segunda edição, que, desta vez, conta com mais jovens criadores. A iniciativa da loja da Fundação de Serralves consiste numa mostra de produtos na Sala Multiusos. Paralelamente à mostra, que se realiza até 31 de Outubro, vários produtos dos participantes serão comercializados na loja de Serralves.

Criatividade Portuguesa em debate

Paralelamente à mostra, uma série de debates serão promovidos na Fundação. Com entrada gratuita, o ciclo de debates tem como objectivo fazer reflectir sobre alguns processos que conduzem à rentabilidade do negócio criativo.A organização teceu expectativas altas quanto à afluência aos debates. Na passada quinta-feira, vários artistas participaram no debate “Como financiar a criatividade portuguesa?”. No dia 28 de Outubro, pelas 21h30, realiza-se o segundo debate, sob o tema “Como internacionalizar a criatividade portuguesa?”.

A iniciativa de Serralves está intimamente ligada aos jovens criadores que, devido à inexperiência no mercado artístico, não conseguem obter grande sucesso e internacionalizar as suas criações. Como forma de impulsionar o sucesso da carreira de alguns artistas, a Loja de Serralves promove, também, dois debates.

Helena Taveira, responsável pelo projecto, afirma que os POPs têm por objectivos principais apoiar “a criatividade portuguesa”, dando “oportunidade a jovens talentos de surgirem no mercado”, oferecendo-lhes, ao mesmo tempo “alguma formação”.

Pela segunda vez, os POPs ultrapassaram as expectativas, afirma Helena Taveira. Apenas 27 artistas foram seleccionados para a mostra e comercialização dos produtos, mas mais de 300 participações foram recebidas este ano, ultrapassando as 200 de 2009. Na loja de Serralves, estarão expostos acessórios de moda, decoração de casa, produtos de escritório, joalharia e material didático. Por questões de espaço, explica a responsável, “alguns produtos não poderão ser comercializados na loja”, mas estarão disponíveis “em armazém”.

Na mostra, Gonçalo Dias, arquitecto, expõe várias peças de mobiliário. O criador afirma que a iniciativa de Serralves se revela muito importante para as suas criações e que “é mais um reconhecimento que o nosso trabalho de design tem sido bem sucedido”. Tal reconhecimento, defende, “dá força para divulgar a marca lá fora e cá dentro”.

O vencedor do POPs 2 poderá integrar a incubadora de indústrias criativas INSERRALVES, que dá “apoio a empresas ou projectos que estejam no início”, para que, depois, “possam caminhar sozinhos”.

O vencedor do POP’s 2 será divulgado no próximo dia 28 na Fundação de Serralves. A mostra continua em Serralves até ao próximo dia 31 de Outubro. Os produtos estarão à venda “por tempo indeterminado”, afirma Helena Taveira. Tendo em conta a aceitação da iniciativa, a organização não deixa de parte a promoção de um POP’s 3.