O congresso sobre a cobertura mediática de mega-eventos desportivos, “Incomes 2010”, reaalizado no pólo de Ciências da Comunicação da UP, terminou na quinta-feira, depois de muitas apresentações de estudos científicos. Os dois dias de congresso foram marcados pela discussão entre académicos de vários pontos do globo.

Esta iniciativa, fruto de uma parceria entre as universidades do Porto e de Barcelona, contou com a presença de mais de trinta pessoas, entre oradores, organizadores e espectadores. Académicos de universidades europeias e norte-americanas estiveram presentes, apresentaram estudos científicos e trocaram ideias.

As vídeo-conferências também fizeram parte do certame, o que permitiu que os congressistas pudessem assistir a apresentação de estudos académicos a partir de Barcelona. Este acontecimento ganha uma importância especial para a Universidade do Porto (UP), pois foi uma oportunidade para os alunos do mestrado de Comunicação e Desporto apresentaram os seus trabalhos e obterem informações de especialistas internacionais.

O JPN falou com um dos principais responsáveis pela iniciativa, Rui Novais. O professor da UP conta ao JPN que a ideia de um congresso com um tema relacionado com o desporto surgiu do facto da UP ter um mestrado quase único na Europa, o de Comunicação e Desporto. Fazendo o rescaldo do congresso, Rui Novais afirma que o mesmo “superou as espectativas”, que “já estavam altas”. Para o professor, este tipo de projectos é essencial, pois os alunos podem, assim, apresentar “trabalhos de qualidade” e participar na organização, algo importante para aqueles que pretendem seguir o ramo de Assessoria. Tendo em conta os resultados positivos desta primeira edição, uma segunda poderá estar na calha já para 2011.