A oportunidade de apresentar um filme no Cinanima significa, para muitos profissionais, uma das poucas possibilidades de poder mostrar ao público o fruto do seu trabalho e esforço. Muitos dos filmes são feitos por alunos de escolas secundárias, que encontram no festival uma oportunidade de reconhecimento pelo trabalho realizado.

Este ano, o grande vencedor do Cinanima 2010 foi o filme “Big Bang Big Boom”, do italiano Blu, que levou o Grande Prémio Cidade de Espinho, o principal prémio do evento. Já o prémio de melhor obra portuguesa foi para a curta “Viagem a Cabo Verde”, de José Miguel Ribeiro. O prémio atribuído pelo público foi para “Vicenta”, de Sam, de Espanha.

Terminada a edição 2010, já se pensa no próximo ano. “Queremos manter o espírito do festival”, explica Paulo Barrosa, membro da comissão organizadora. Um possivel problema poderá passar pela lotação, pois “em algumas sessões” a organização teve mesmo de “colocar cadeiras extra”. “Já estamos a atingir o limite do espaço”, explica. O lema, esse continua e continuará a ser o mesmo: “fazer a diferença”, sublinha Paulo Barrosa.

O festival de animação ocorre no Centro Multimeios de Espinho que, para além de abrigar o festival, conta ainda com um planetário e várias exposições. Durante todo o evento, estiveram expostos alguns trabalhos da artista plástica Ana Maria. Radicada em Vila Nova de Gaia, a artista mantém uma contínua actividade de divulgação de novas tendências plásticas e criativas. Este ano, Ana Maria fez, também, parte do corpo de jurados do Cinanima 2010.

Patente na mostra esteve, também a exposição do filme “A Ria, a Água e o Homem…”, do director Manuel Matos Barbosa. Na exposição, era possível apreciar os documentos de produção e desenhos do autor, conhecendo melhor o processo criativo. Produzido pelo filmógrafo e pelo Cineclube de Avanca, o filme foi exibido na sessão de encerramento da 34.ª Edição do Cinanima.
Todos os vencedores
de prémios no Cinanima ficam automaticamente apurados para o concurso europeu de melhor filme de animação “Cartoon D’Or”, organizado pela CARTOON – European Association of Animated Film.