Amanhã, sábado, a cidade do Porto recebe pela primeira vez o evento TEDxYouth. O tema central é “a celebração do talento”, adianta Felipe Ávila da Costa, um dos oradores da conferência.

O evento tem por objectivo despertar a curiosidade e incutir espírito empreendedor nos mais jovens. Num “momento político e económico tão complexo e decepcionante”, é importante, admite Felipe Ávila da Costa, “mostrar à comunidade que muita coisa boa também está a ser feita”, e que existem “pessoas que estão a colocar a ‘mão na massa’, para que as coisas mudem”.

TEDx O’Porto em 2011

No dia 21 de Março de 2011, decorre mais uma edição do TEDx O’Porto, desta vez na Casa da Música. De acordo com o site oficial, o tema é “Being Blue”, que “é a cor do Planeta Terra, do céu, do mar, da paz e da criatividade” que inspirará os temas tratados no evento. As inscrições decorrem até um de Março de 2011.

“Nós temos um conjunto de oradores bastante bom que vai inspirar a audiência para mudar o mundo”, adianta a organizadora Inês Silva. “Queremos que saiam de lá com vontade de se mudarem a si próprios para contribuírem para uma sociedade melhor”, acrescenta.

O evento insere-se no conceito de partilha de ideias da organização internacional Technology, Entertainment, Design (TED), criada em 1984 numa conferência que juntou as áreas de tecnologia, entretenimento e design num debate de ideias. Anualmente, organizam palestras com a presença de grandes personalidades que são desafiadas a contar a sua vida para inspirar a audiência. A TED criou um programa chamado TEDx que origina eventos desenvolvidos autonomamente em diferentes países.

No sábado, organizam-se por todo o mundo eventos TEDx para “e por” jovens. No Porto, o evento decorre no auditório do Museu Soares dos Reis e inicia-se às 14h00. O programa conta com 15 oradores ao vivo, que vão proporcionar um debate de ideias e fomentar a interacção num grupo intimista.

“Neste momento os lugares estão esgotados e temos uma lista de espera bastante grande”, garante a organizadora. Aumenta, então, a expectativa, porque “toda a gente está ansiosa por saber o que vamos apresentar.” A organização promete surpresas para os participantes.