Fernando Zamith apresentou, esta quinta-feira, no II Congresso Internacional de Ciberjornalismo, o ranking dos sites noticiosos que melhor aproveitam as potencialidades da Internet.

O JN online é o site mais bem posicionado, mantendo a primeira posição com 61% de aproveitamento, seguido pelos sites do I (55%) e da TSF (54%).

Dentro dos sites sobre economia, o Diário Económico foi o melhor pontuado (41%), seguido pelo Jornal de Negócios (40%). No campo dos desportivos, o site ZeroZero foi o melhor pontuado (37% de aproveitamento), com o Futebol 365 e o MaisFutebol nos lugares seguintes.

O JPN é o webjornal académico com melhor aproveitamento (36%), seguido pelo Urbi et Orbi (27%) e, por fim, pelo Akademia (25%).

No campo internacional, uma avaliação que foi feita, pela primeira vez, este ano, o site do Guardian é o que está melhor posicionado, com 77% de aproveitamento. Os cinco sites internacionais com melhor aproveitamento são todos de media tradicionais, seguidos de nomes como o Wikinews (50%) e o Huffington Post.

A criatividade é o requisito em que os jornais têm uma pontuação global mais elevada (80%), ao contrário dos critérios baixa instantaneidade (57,5%) e interactividade (33,3%).