Helder Bastos, docente da Universidade do Porto, apresentou quinta-feira o seu novo livro no II Congresso Internacional de Ciberjornalismo. A apresentação da obra, que retrata os primeiros quinze anos do ciberjornalismo português, ficou a cargo de António Granado, jornalista e docente da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

Fazendo um balanço da curta história do ciberjornalismo, o docente da UP conclui que “o jornalismo que podia ser feito de forma mais potenciada na Internet ficou por fazer”.

Helder Bastos fez parte da equipa que criou o primeiro site de um jornal português online (Jornal de Notícias) e defende que, em Portugal, o jornalismo digital ainda tem pouco investimento, sendo efectuado por redacções de ciberjornalistas muito reduzidas. “O acessório venceu o essencial”, entende, e os conteúdos de pouco valor, muitas vezes réplicas de peças de agência, impedem modelos de negócio rentáveis, porque não têm qualidade para serem cobrados.

Notícia corrigida às 22h16