As actividades relacionadas com o Natal vão marcar os próximos dias da cidade do Porto: de espectáculos a animações de rua, passando por mercados e feiras de Natal, há de tudo um pouco.

Este ano, o Circo Cardinali regressa, a partir de dia 21, ao local do Queimódromo. Por sua vez, o Monumental Circo do Coliseu do Porto mantem a tradição e sobe mais uma vez aos palcos desta sala emblemática.

O Concerto de Natal tem lugar no Rivoli na sexta e no sábado. A entrada é grátis e no espectáculo vão estar presentes músicos como João Gil, Nuno Norte e Laurent Filipe, entre outros.

Este ano repete-se a iniciativa “Natal no Museu” que passa por diferentes museus e espaços culturais da cidade no dia 18 de Dezembro. Exemplos dos espaços que aderiram a este evento são a Casa – Museu Marta Ortigão Sampaio, a Casa – Oficina António Carneiro, ambas com programação destinada a toda a família, o Museu do Vinho do Porto, a Casa do Infante e muito mais espaços. Consulte o programa [em PDF].

Também as feiras de artesanato fazem parte das atracções da cidade em vésperas de Natal. A Artesanatus volta à Praça D.João I. Levada a cabo pela Associação de Artesãos do Norte, o bazar apresenta artigos de patchwork, bordados, cerâmica, brinquedos, ourivesaria, joalharia e tecelagem.

A Feira de Artesanato de Matosinhos (FAMA) realiza-se no Jardim Basílio Teles. As ofertas aqui são ainda mais variadas: vão desde os enchidos transmontanos à doçaria do arquipélago dos Açores e da Madeira, passando por arte sacra, esculturas em cascas de ovos, trabalhos em raízes e cascas de árvores e até aos sabonetes naturais ou camisolas de lã.

O Flea Market este ano passa o Natal no Hard Club, que abriu em Setembro no antigo Mercado Ferreira Borges. Esta “Ladra do Norte”, como é chamada, promete ser a maior concentração de vendedores de” todo o tipo”de objectos em segunda mão. Também o Mercado de Portobello, que tem lugar na Praça Carlos Alberto, tem este sábado uma edição dedicada ao Natal. Mais abaixo, a feira de artesanato urbano na Galeria de Paris pode também ser uma boa opção para as compras de última hora.

Hoje, quinta-feira, começou a circular novamente o “Eléctrico chamado Natal” na Baixa. As viagens são animadas pelo “Bando Electro-Magnético” que canta, dança e representa para os que viajam na linha 22

Um Natal que se quer para todos

Os valores da solidariedade e equidade social não foram esquecidos neste Natal. A habitual árvore do Natal da Avenida dos Aliados, por exemplo, é este ano da responsabilidade do Espaço T.

Inaugurada na quarta-feira, a árvore, “onde os Homens e as Mulheres são as estrelas”, foi feita por 100 artistas plásticas e 900 pessoas socialmente excluídas. Este projecto tem como objectivo a sensibilização da população para uma inclusão total de todos os indivíduos na sociedade.

Até ao dia 31 de Dezembro podem ser entregues no Hospital Santa Maria bens e artigos que são entregues à CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo e à Associação dos Albergues Nocturnos do Porto. Roupa interior, de cama e produtos de higiene são algumas dos elementos necessários para actividade destas instituições.

A “Arca de Natal” é outra iniciativa que reverte a favor dos mais desfavorecidos. Organizada pela Câmara do Porto, e ancorada na Estação de S.Bento, tem como ideia aproximar as instituições de solidariedade social à população em geral através da venda e exposição de objectos feitos pelos utentes das entidades envolvidas.

Natal dos pequeninos

Também os mais novos não foram esquecidos na programação de Natal. Um pouco por toda a cidade multiplicam-se as alternativas para tornar esta altura do ano especial para as crianças portuenses.

Serralves resolveu não deixar passar a quadra natalícia em branco. Para os mais pequenos foram organizadas oficinas criativas, inseridas no programa Férias de Natal em Serralves, que têm como objectivo ocupar os tempos livres dos mais pequenos durante a interrupção do período de aulas. A iniciativa destina-se a crianças dos 4 aos 12 anos e realiza-se de 20 a 30 de Dezembro.

No Sealife também se realizam ateliês de artes plásticas que abordam o Natal através dos animais marinhos. A Casa-Museu Guerra Junqueiro tem muitas acções pensadas para os mais pequenos, entre as quais a confecção de Enfeites de Chocolates para a árvore de Natal.

Na Quinta da Macierinha, no dia 21, crianças dos 4 aos 8 anos podem ver a dramatização de “A Noite de Natal” de Sophia de Mello Breyner. Também para os mais novos há diversas actividades planeadas na Biblioteca Almeida Garret, como é o exemplo da oficina de descoberta do “Natal de Outros Tempos”, que acontece dia 21 de Dezembro.

Para a passagem de ano está previsto um concerto de fim de ano e fogo de artifício na Avenida dos Aliados. No dia 1, a Banda Sinfónica Portuguesa toca junto à Câmara do Porto. A cantiga das Janeiras vai ser assegurada por vários ranchos folclóricos um pouco por toda a Baixa durante o mês de Janeiro.