O professor de História de Arte, Luís Casimiro, recebeu o prémio internacional “Pontificie Accademie in Mariologia 2010”, atribuído pelo Vaticano, com a tese “A anunciação do Senhor na pintura Quinhentista Portuguesa (1500-1550). Análise geométrica, iconográfica e significado iconológico”, um trabalho de investigação em que conseguiu juntar a ciência e a arte de forma inédita.

“Não é fácil haver investigadores que dominem três áreas: a geometria e matemática, a história da arte e a pintura e teologia”, justifica o professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) em declarações ao JPN.

A tese foi aprovada em 2005 por unanimidade, mas o professor não estava à espera, de forma alguma, vir a ganhar o prémio. A verdade é que “o trabalho foi bastante elogiado” e é a primeira tese de iconografia em Portugal. Luís admite que o carácter inédito da investigação possa ter contribuído para o prémio.

O trabalho demorou sete anos a ser redigido. Uma das dificuldades com que o professor se deparou foi com a “falta de bibliografia em português”. O reconhecimento é, para Luís Casimiro, o “ponto fundamental” do prémio. O docente afirma que o seu trabalho “não poderia ser feito sem a participação de muita gente”.

Luís Casimiro soube que tinha ganho o prémio em Outubro através de um e-mail. A reacção, segundo o próprio, foi “muito serena”. O professor só lamenta a pouca divulgação do acontecimento, o que demonstra a “pouca importância dada à cultura”. Luís estranha a falta de atenção, dado que é o primeiro português a ganhar um prémio deste género.