Foi uma jornada farta para os “grandes”, com três vitórias por números esclarecedores. O Benfica foi quem mais se inspirou na quadra natalícia e bateu na Luz um Rio Ave em recuperação, por 5-2. Aos dez minutos, os encarnados já ganhavam por 2-0, mas uma das figuras do campeonato, o veterano João Tomás, viria a bisar e a baralhar um pouco as contas. Ainda assim, a noite de inspiração de Saviola e de Savio (estreante a marcar), ambos com um bis, prevaleceu.

O FC Porto fechava o ano com uma deslocação à sempre complicada Mata Real, mas também desfez a partida cedo e arrancou para o seu 26.º jogo da época sem perder. O central Otamendi, que só marcou um golo oficial na Argentina, mas já vai no 3.º em Portugal, abriu a contagem, aliviando as dificuldades que os dragões viriam a sentir no decorrer do jogo. Ainda assim, a equipa de Villas-Boas subsistiu, e, em cima da hora, Hulk, num penalty algo discutível, e, o agora suplente-de-luxo, Walter, selaram o 0-3.

Na segunda-feira, o Sporting voltou ao estádio onde, há uma semana, tinha sido eliminado da Taça de Portugal, com o orgulho ainda mais ferido depois de nova derrota a meio da semana, na Bulgária. À semelhança dos rivais, os leões não demoraram muito a inaugurar o marcador e ao intervalo já venciam por 2-0. Frente a um Vitória bem menos convicto do que na Taça, Yannick Djaló bisou tranquilamente na segunda-parte (3-0) e permitiu que o Sporting acabe o ano remediadamente.

A corrida europeia

Na luta europeia, a extraordinária União de Leiria, de Pedro Caixinha, somou a 4.ª vitória consecutiva (0-3), agora na Figueira de Foz, e vai acabar o ano no 4.º lugar. Rogério Gonçalves não resistiu e está de saída do banco da Naval. O Nacional só empatou em Olhão (0-0) e o Guimarães prossegue uma série complicada, com nova derrota, agora em Aveiro (3-2), depois de até ter virado o jogo e de, a dez minutos do fim, estar a ganhar por 1-2.

O Beira-Mar de Leonardo Jardim entra assim na primeira metade da tabela e mantém o estatuto de 2.ª equipa menos batida da prova, atrás do FC Porto e em igualdade com o Sporting (três derrotas).

O outro vencedor da jornada acabou por ser o Braga, que goleou a Académica por 5-0 e reduziu para dois pontos a distância para o 5.º lugar. Os estudantes repetiram a derrota por cinco golos da jornada anterior, e, ainda que de forma algo surpreendente, perderam também o treinador Jorge Costa, que alegou motivos pessoais para abandonar o cargo.

Na segunda metade da tabela, ninguém ganhou. O destaque vai para o dramático empate do Portimonense no Funchal, frente ao Marítimo (1-1), conseguido para além dos descontos, quando a equipa algarvia vinha de quatro derrotas seguidas.