O Programa Aconchego, projecto da Federação Académico do Porto e da Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Porto Social, ganhou, em Novembro, o prémio “This is European Social Innovation“.

De 100 candidaturas, foram escolhidos pela Euclid Network, em parceria com a Comissão Europeia, a Social Innovation Exchange e o Bilbao Social Innovation Park, 10 projectos de 23 países que são exemplo de iniciativas sociais inovadoras. O objectivo passa por aumentar as acções de solidariedade por toda a Europa.

O Aconchego pretende promover o alojamento de estudantes do ensino superior, durante um ano lectivo, em domicílios de idosos residentes na Baixa do Porto. O idoso disponibiliza um quarto em sua casa para um estudante do ensino superior e, ao mesmo tempo, o estudante faz-lhe companhia, numa perspectiva de troca mútua sem carácter monetário.

Criado em 2004, envolve 25 estudantes e 35 idosos. A maioria dos alunos que participa no programa fá-lo no último ano da formação. Este ano lectivo é excepção, com mais estudantes do primeiro ano a optarem por esta forma de alojamento.