Nuno Carinhas, director artístico do Teatro Nacional São João (TNSJ), trouxe, esta terça-feira, luzes à continuação da temporada que se iniciou em Setembro. Entre algumas produções já anunciadaspara o início do ano, algumas novidades: O TNSJ inaugura a parceria com Serralves com a iniciativa “Mariana Silva no TNSJ”, integrada na exposição “Às Artes, Cidadãos!”, onde a intersecção entre a arte e a intervenção política são mostradas através das peças da autora Mariana Silva, realizadas em 1983.

Permanece a incógnita quanto à fusão do Teatro

Francisca Carneiro Fernandes, do Conselho de Administração do TNSJ, e Nuno Carinha, director artístico do Teatro, responderam também a questões sobre o projecto de fusão do TNSJ, juntamente com o TNDM II, no OPART. A presidente do conselho de administração explicou que as negociações ainda estão em curso, não havendo ainda timings definidos. Nuno Carinha explicou que estão também a ser consideradas alternativas à fusão. A integração do TNSJ no organismo tem sido alvo de contestação da população portuense.

Entre Janeiro e Maio, o TNSJ acolhe o projecto Odisseia, iniciativa conjunta do Teatro Nacional São João, do Centro Cultural Vila Flor, do Theatro Circo de Braga e do Teatro de Vila Real, com a colaboração da União dos Teatros da Europa. Este projecto não é, diz Nuno Carinhas, “um festival”, porque “não é só uma proposta de apresentação de espectáculos estrangeiros” e também devido à sua “importante componente de formação”.

Nesse sentido, e no fim de Janeiro, o Mosteiro de São Bento da Vitória alberga “Odisseia: O Colóquio”, sob a coordenação de José Luís Ferreira, um espaço de reflexão sobre temas como “Criação artística, diversidade cultural e cidadania”, numa espécie de viagem ao estilo de Ulisses, onde diversas personalidades que representam o teatro que se faz na Europa. O colóquio é seguido por “Odisseia: Oficina de Escrita”, orientado por Jean-Pierre Sarrazac, da Universidade Sorbonne Nouvelle, com o apoio de Alexandra Moreira da Silva.

Ainda em Fevereiro, o TNSJ recebe o coreógrafo Rui Horta, com “As lágrimas de Saladino“, nos dias 5 e 6, e “Talk Show“, entre 11 e 13 (no Teatro Carlos Alberto, ou TeCA). Em Fevereiro, o TeCA acolhe ainda “Bela Adormecida”, de Tiago Rodrigues, e “Snapshots“, de Carlos J. Pessoa.

Casa da Música celebra o Dia Mundial do Teatro

“Odisseia: Dia Mundial do Teatro” é celebrado entre Março e Abril em quatro espaços: o TNSJ, o TeCA, o estúdio Zero e a Casa da Música. Esta última junta-se à festa do Dia Mundial do Teatro e, retribuindo a participação do TNSJ no Dia Mundial da Música, acolhe “A Febre” no dia 27 de Março, com encenação de Marcos Barbosa e interpretação de João Reis.

O projecto Odisseia continua com “Odisseia: Portos”, um programa intercultural na Praça da Batalha, seguido por “Odisseia: (A)Mostra”, que traz ao TNSJ, Teatro Helena Sá e Costa, MSBV e TeCA as obras “Exactamente Antunes”, “A Morte do Dia de Hoje”, “A Morte do Palhaço” e “Local Geographic”, respectivamente.

Entre 5 e 22 de Maio, o TNSJ abre as portas à última parte da viagem, “Odisseia: Mundos”, que Nuno Carinhas explicou ainda não ter toda a programação definida. A programação do TNSJ até agora anunciada termina com a colaboração com o FITEI, entre 28 de Maio e 5 de Junho.