Guimarães e Maribor estão a desenvolver projectos em conjunto a título do programa Capital Europeia da Cultura 2012.

O que é uma Capital Europeia da Cultura (CEC)?

É uma iniciativa do Programa Cultura da União Europeia (UE), que, desde 1985, visa financiar projectos arquitectónicos, eventos culturais e acções que evidenciem o património cultural das cidades seleccionadas todos os anos. Em 1996, o Conselho de Ministros alargou a iniciativa a outros países da Europa não pertencentes à EU. No actual modelo, a cada ano é atribuído o título a duas cidades europeias. O programa já beneficiou mais de vinte países, incluindo Portugal.

Um dos projectos é a realização de intercâmbios entre artistas, sejam eles músicos, artistas plásticos ou, por exemplo, escritores. As intervenções começaram a ser negociadas desde a validação do título e ganharam impulso em 2010. Durante o ano das comemorações, as duas cidades vão dedicar uma semana temática às intersecções culturais promovidas pela parceria.

A programação transnacional também se estende ao âmbito das artes cénicas. Para o director-geral de Vladimir Rukavina, “as peças de teatro merecem grande atenção por exigir um trabalho colectivo reforçado a envolver as equipas das duas cidades”, ressalva.

“Vamos tentar trazer para cá [Maribor] as encenações da mesma forma que serão realizadas em Guimarães. Queremos investir, também, em tradução, para que as peças teatrais possam ser realizadas na língua original”, completa Rukavina.

Música e futebol como elo de ligação

Um dos outros projectos acordados é a criação de uma orquestra formada por jovens músicos das duas cidades contempladas. No desporto, vão ser criadas duas equipas de futebol, cada uma representante de uma das capitais, e realizar um jogo, aproveitando a existência de um ponto comum: Zahovic, actual director-desportivo do NK Maribor, que começou a carreira internacional no Vitória de Guimarães.

Tanto a orquestra, como o projecto futebolístico foram anunciados no encontro que teve espaço em Guimarães em Novembro de 2010, no qual representantes de várias CEC se reuniram para discutir o futuro do programa. Segundo a directora-geral para a Educação e Cultura da Comissão Europeia, Ann Branch, de entre as mudanças discutidas, consta a possibilidade de o título passar a ser dado a uma região e não a uma cidade.

O Programa Capital Europeia da Cultura (CEC) faz parte do Programa Cultura, uma das iniciativas mais importantes da União Europeia, que dispõe de cerca de 400 milhões de euros para serem investidos entre 2007 e 2013, segundo o Documento de Avaliação das Actividades da UE. Quase um quarto dessa verba é destinado às Capitais Europeias da Cultura, programa que estava previsto terminar em finais de 2004, mas que teve tamanho êxito que acabou por ser renovado por mais quinze anos.

O CEC tem por objectivos fomentar o diálogo intercultural e destacar a grande diversidade da cultura europeia, sem esquecer os valores comuns a cada nação. Os resultados mostram que o programa causa um impacto positivo a longo prazo no desenvolvimento da cultura e do turismo das cidades seleccionadas.