Um dos autores plagiados pela ex-doutoranda da Universidade do Minho (UM) Ana S., ex-docente na Escola Superior de Estudos Industriais (ESEIG) do IPP, em Vila Conde, está a ponderar apresentar queixa contra a plagiadora e supervisores no processo de dissertação.

Em declarações ao JN, Sérgio Luiz Masutti, professor na Universidade Federal da Santa Catarina, no Brasil, diz que nunca foi contactado por ninguém da Universidade do Minho relativamente ao caso, pelo que está a ponderar processar tanto a plagiadora, como o júri que validou a sua tese sem atestar a sua originalidade. “Soube do plágio através de jornalistas e pessoas do meio académico que me chamaram a atenção para o facto”, explica.

O mesmo não aconteceu com o investigador finlandês Tuula Mittila que, contactado pelo JPN em Dezembro de 2010, referiu que tinha sido informado pela UM do “cancelamento do grau de doutor da professora” e não iria apresentar queixa alguma, pois “a humilhação pública e a perda do grau académico são sanções suficientes”.

Recorde-se que o doutoramento da ex-docente da Escola Superior de Estudos Industriais (ESEIG), do Instituto Politécnico do Porto (IPP), foi anulado depois de provadas as alegações de plágio de dois trabalhos. Esta foi, de resto, a primeira vez que uma universidade portuguesa decidiu anular um doutoramento por motivos de plágio.