Nos inícios dos anos 70, António Reis, Estrela Novais e Júlio Cardoso, perante um teatro cada vez mais amordaçado pelo rigor da censura, resolveram criar, no norte do país, uma companhia que rompesse com o estado das coisas e que levasse aos públicos o teatro e a cultura que eles mereciam. Nascia assim a Seiva Trupe.

Ao longo da sua carreira, Júlio Cardoso já representou autores como William Shakespeare, Bertold Brecht, Dario Fo, Almeida Garrett, Eça de Queirós e Samuel Becket. O actor foi também um dos principais impulsionadores e criadores do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.

Paralelamente, Júlio Cardoso tem vindo também a trabalhar em televisão, cinema, ópera e publicidade.

Recentemente, o actor recebeu a Medalha de Mérito Distrital da Ministra da Cultura e da Governadora Civil do Porto. O Presidente da República, Cavaco Silva, atribui à Seiva Trupe o Grau de Membro Honorário da Ordem de Mérito.

“A minha vida, especialmente estes cinquenta anos, foram simplesmente um voo. Um voo curto e sem importância”, revela o actor, no livro “Júlio Cardoso no Palco da Vida”, de António Rebordão Navarro, lançado em Julho do ano passado.