Todos ganharam, mas todos tiveram de penar a sua quota-parte. Em Aveiro, o FC Porto bateu o Beira-Mar, que era a 2.ª equipa com menos derrotas da prova, pela vantagem mínima (0-1), e só através dum penalty bastante polémico. O suspeito do costume, Hulk, ganhou a falta, e marcou o seu 17.º golo, na 15.ª vitória do FC Porto, em 17 jogos.

O Benfica teve um jogo mais instável (4-2). A partida começou promissora, com dois golos nos primeiros vinte minutos e, a um quarto de hora do fim, os encarnados venciam o Nacional por tranquilas três bolas a zero. Contudo, a equipa madeirense galvanizou-se com um golo do capitão Luís Alberto, e viria a reduzir mesmo para 3-2, altura em que Franco Jara pôs uma pedra no jogo. O jogo acabou com ânimos exaltados e Jorge Jesus e o mesmo Luís Alberto viriam a trocar agressões. A suspensão do treinador encarnado pode chegar aos nove meses.

Mergulhado numa crise institucional, acabou por ser o Sporting a ter o resultado mais folgado (0-3), na sempre difícil deslocação ao Estádio dos Barreiros, para defrontar o Marítimo. Paulo Sérgio tinha avisado que o ambiente era mau, mas os leões souberam dar a volta por cima e tiveram em Zapater e Rui Patrício as figuras da noite. O médio espanhol porque, depois dos dois golos ao Penafiel, a meio da semana, para a Taça da Liga, foi à Madeira assinar um novo bis; Patrício porque fez a sua melhor exibição da época e salvou o Sporting em sucessivas ocasiões, quando a vantagem ainda era mínima. Oito pontos separam FC Porto e Benfica, e Benfica e Sporting.

Europa e os outros

Na corrida “uefeira”, o vencedor indiscutível foi o Vitória de Guimarães, a única equipa a ganhar dentre as restantes da primeira metade da tabela (2-3). O jogo em Vila do Conde foi, também, o mais polémico da jornada. Bruno Paixão assinalou três grandes penalidades (duas para o Vitória) e expulsou três jogadores (todos do Rio Ave), num chorrilho de erros denunciado por quem assistiu e que motivou a exigência da Direcção do Rio Ave em reunir com a Liga, para analisar o caso. De notar que o Rio Ave empatou primeiro reduzido a dez e, depois, reduzido a nove, só perdendo com oito jogadores em campo e mercê dum penalty mal marcado, em cima do minuto 90.

O Leiria continua sem ganhar, mas foi à Mata Real impedir a terceira vitória seguida do Paços, depois dos resultados notáveis dos castores em Alvalade e em Braga (1-1). O Braga não capitalizou a vitória em Portimão da jornada anterior e voltou a comprometer em casa (2-2), depois dessa derrota surpreendente com o Paços, que lhe deverá valer o afastamento da Taça da Liga. O Setúbal até chegou ao intervalo a ganhar por 0-2, mas a equipa de Domingos ainda foi a tempo de salvar o ponto.

Também merece destaque a vitória da Olhanense sobre a Académica (2-1), a 2.ª em três jogos, e que coloca os homens de Daúto Faquirá isolados no 9.º lugar, a três pontos do 5.º, depois duma fase de três meses sem ganhar. José Guilherme continua sem vitórias no comando da Briosa, e acumulou a 3.ª derrota em quatro jogos.

No fundo, os dois últimos, Naval e Portimonense, não evitaram um resignado empate (1-1).