Apesar de não ver o ténis de mesa como um saída profissional, Maria João Nogueira ocupa grande parte do seu tempo em treinos e competições. A atleta faz parte da Selecção Nacional e treina no Centro de Treino de Alto Rendimento em Gaia. Além disso, treina regularmente no clube Ala Nun’ Álvares de Gondomar. Costuma fazer dois treinos diários, mas sempre conseguiu conciliar os estudos com o desporto: “É sempre difícil, mas ao longo dos anos consegui conciliar as duas coisas treinando sempre muitas horas. Tirei sempre notas razoáveis.”

Os resultados na Selecção Nacional e a participação no Campeonato Europeu de Jovens valeram-lhe o estatuto de atleta. Maria João Nogueira admite ter beneficiado do estatuto na vida académica. “Apesar de eu sempre achar que conseguia entrar na faculdade sem estatuto, a média este ano subiu e entrei graças a isso mesmo. Para além disso, tenho flexibilidade no horário, o que faz com que consiga treinar às horas que quero, tornando-se mais fácil gerir as duas coisas.”

Apesar do estatuto, a atleta admite que é muito complicado ter tantos treinos semanais, uma vez que agora estuda mais longe do clube, o que lhe ocupa mais tempo. A licenciatura na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) está em primeiro lugar, apesar de não querer abdicar do ténis de mesa.

Falta de divulgação do ténis de mesa em Portugal

A modalidade de ténis de mesa é uma das menos mediáticas em Portugal, apesar dos resultados obtidos nas competições europeias, considera a atleta.

“Em Portugal só se fala de futebol. Os jornais e a televisão não dão importância nenhuma ao ténis de mesa”, diz Maria João Nogueira, ressalvando que apesar do desporto “não estar muito desenvolvido” no país, já foram obtidos “títulos bastante importantes”, nomeadamente o de campeões europeus. “Muitas das vezes a comunicação social quase nem faz referência a isso”, lamenta.

Tiago Apolónia, jogador sénior, encontra-se neste momento em 26.º lugar no ranking mundial de ténis de mesa. Maria João Nogueira (820.º no ranking mundial) mostra-se indignada pela falta de divulgação dos bons resultados dos atletas portugueses. A atleta refere ainda que noutros países da Europa o panorama é muito diferente visto que é dada muito maior credibilidade ao ténis de mesa.

Maria João Nogueira já teve mais de 20 internacionalizações e já passou por países como a China, Suécia, França e República Checa.