O líder FC Porto já tinha ganho o seu jogo antecipado da 20.ª jornada, quando, a 26 de Janeiro, bateu o Nacional, no Dragão (3-0). Desde aí, os “dragões” conservavam uma distância de onze pontos para o segundo lugar, a ser acertada em jornada de derby de Lisboa. Facto é que o Benfica não sentiu a pressão e ganhou mesmo na casa do rival de sempre, mesmo reduzido a dez jogadores, durante toda a 2.ª parte, encurtando distâncias para o primeiro lugar. Salvio e Nico Gaitán foram os autores dos golos e confirmaram o extraordinário momento da equipa, que consumou a 15.ª vitória consecutiva. Já o Sporting parece viver uma crise sem fim e, naquele que foi o seu 5.º jogo seguido sem ganhar, viu a distância para o FC Porto chegar a uns incríveis 23 pontos, 15 para o rival.

Quem aproveitou foi o Vitória de Guimarães, que, mercê do triunfo em Leiria (0-1), está agora a um escasso ponto do 3.º lugar. O Leiria prosseguiu o mau início de 2011, com a 4.ª derrota em seis jogos, caíu da zona europeia e já só tem três pontos de vantagem para o 10.º classificado.

Outro dos grandes vencedores da jornada foi o Paços de Ferreira (1-2). Os “castores” foram ganhar pela 2.ª vez a Braga no último mês e, depois de terem eliminado a equipa de Domingos da Taça da Liga, deram um salto admirável até ao 5.º lugar. Enquanto o Braga prossegue a sua época de instabilidade, os comandados de Rui Vitória são, por esta altura, a equipa-sensação da prova e somam sete vitórias nos últimos nove jogos oficiais.

A fechar a primeira metade da tabela, temos uma Olhanense que prima pelo equilíbrio e que somou um ponto suado no derby algarvio com o Portimonense (1-1). O jogo foi envolto em polémica, com prejuízo para os homens de Portimão, mas a equipa de Daúto Faquirá manteve-se como 3.ª menos batida da prova.

A manutenção

Na fuga aos lugares do fundo, lucrou o Marítimo (1-0), depois de três derrotas seguidas. Os insulares ultrapassaram o Beira-mar, uma das equipas com menos derrotas da prova, para o que contribuiu terem jogado mais de uma hora em superioridade numérica. Ficaram a três pontos da equipa de Leonardo Jardim e a quatro do rival Nacional.

O Rio Ave também fez um excelente resultado (0-1) e, em cima da hora, conseguiu ganhar em Coimbra, o que motivou o despedimento de José Guilherme. O ex-treinador dos estudantes não ganhou nenhum de sete jogos para o campeonato e deixa a equipa no 13.º lugar, com seis pontos sobre a linha-de-água.

No Bonfim, o Vitória de Setúbal não foi capaz de vencer a Naval (1-1), e perdeu a oportunidade de respirar melhor nos últimos lugares. A equipa de Manuel Fernandes até esteve a ganhar, mas a Naval deu seguimento à grande recuperação que está a fazer com Mozer (só perdeu com o FC Porto desde que o brasileiro é treinador) e garantiu um ponto. Os figueirenses estão agora a cinco pontos do Vitória e da salvação.