Jorge Ferreira: A primeira questão que me vem à cabeça é inevitavelmente e naturalmente entrar por um caminho perigoso. Olhando para o seu currículo, reparamos que passou pela Visão, Jornal de Letras, Artes e Ideias, Independente, Ler, Expresso, Marie Claire, entre outros. A questão é: actualmente nesta área só existe lugar para os melhores ou simplesmente não existe lugar? Se não existe lugar deve-se incentivar o contínuo estudo pelo Jornalismo?

Inês Pedrosa: “O mundo está a mudar tão depressa, que não sei que lhe diga. Para os melhores, penso que sempre haverá lugar – sobretudo, não podemos baixar os braços.”

Claudia Batista: Quando teremos um novo romance? Já está a ser feito?

Inês Pedrosa: “Cláudia, estou no início de um novo romance, sim, mas ainda é cedo para saber quando o terminarei. Gira em torno da questão da identidade – pessoal, nacional, etc.” [via Facebook]

Resposta a Ana Sofia Da Costa: Tendo em conta tudo o que já fez e ainda faz, sente-se mais escritora ou jornalista?

Inês Pedrosa: “Ana Sofia, ser jornalista foi a profissão que escolhi para poder viver perto da escrita. Sempre me senti acima de tudo escritora.”

Cláudia Saraiva de Freitas: Quando regressa (caso isto aconteça, é claro) ao livro “Fazes-me Falta”, o que é que guarda das suas palavras?

Inês Pedrosa: “Cláudia, na verdade não regresso ao que já escrevi…e neste momento estou muito mais próxima de “Os Íntimos”, o meu último livro.”

Resposta a Sofia Araujo: O que pensa dos ditos Gender Studies e das diversas perspectivas de crítica literária em que a escritora é interpretada primordialmente como mulher.

Inês Pedrosa: “Sofia, era bom que os gender studies ja não fossem necessários, significaria que escritoras e escritores já estavam a ser tratados por igual… Ora isso não aconteceu na história da literatura nem acontece ainda. Veja, por exemplo, a diferença de atenção que se dá em Portugal a um novo escritor ou a uma nova escritora…”

Veja todas as respostas no mural da página do Facebook do JPN

Júlia Rocha: “Qual dos seus livros lhe deu mais gosto escrever?”[via Twitter]

Inês Pedrosa: “É sempre o último – portanto, agora, Os íntimos.”

Marta da Costa: “Inês, identifica-se com alguma das suas personagens?”

Inês Pedrosa: “Com todas, de uma maneira ou de outra” [via Twitter]

Andreia Azevedo Soares: “A prática do jornalismo teve alguma influência na sua escrita literária?”[via Twitter]

Inês Pedrosa: “Sim e não: sim, pelo mundo e pela disciplina. Não, pela facilidade” [via Twitter]