A ideia não é única, mas quer-se em grande: no Clube ADDICT, realizado na última sexta-feira, onde criativos e empresas discutiram o tema “Reabilitação Alternativa”, foi o projecto “Low Cost Houses” que esteve em destaque.

“Não apareceram muitos investidores”, confessa o arquitecto Filipe Teixeira, responsável pelo pelo projecto e uma das caras do Plano B. No entanto, confessa, “há muitas ideias e pessoas com projectos muito interessantes para a reabilitação da cidade”.

A ideia é alterar o mercado de arrendamento da cidade, tentado tentar responder à grande procura que hoje se verifica, com alojamento a bons preços e boas condições. Para já apenas está garantida a reforma de um “edifício dos anos 50” na Rua da Fábrica, que só deverá ficar pronto no fim de 2011: é preciso tratar da documentação para “alteração de uso e licenciamento” para só depois arrancarem as obras, explica Filipe Teixeira.

São precisas colaborações nos dois lados: proprietários e investidores. Por um lado, a equipa do “Low Cost Houses” procura pessoas dispostas a ceder os seus edifícios para serem restaurados. Por exemplo, com a Santa Casa da Misericórdia, “um dos grandes proprietários no Porto”, os responsáveis pretendem “chegar a acordo para recuperar o património, encontrar um equilíbrio para trabalhar em conjunto”.

Por outro lado, é necessário encontrar quem queira investir nos projectos de reabilitação. O arquitecto do Plano B conta que, até agora, alguns “particulares” demonstraram “interesse” no investimento, tal como algumas “empresas de construção e reabilitação”.

Os que quiserem alugar um dos apartamentos – prevê-se que haja T0 e T1 com preços que rondam os 300 euros com água e luz incluídas – podem entrar em contacto com a equipa do “Low Cost Houses” através do blogue. Existem duas modalidades: Na “Do It Yourself”, os proprietários são envolvidos no restauro; na “Ready made” o apartamento é vendido “já mobilado e decorado por um designer”.