A moda, apesar de cíclica, sempre teve um processo estático, nascendo nas passarelas e crescendo nas ruas. Hoje assistimos ao processo em fase de inversão. A moda nasce na rua, com o Street Style (estilo de pessoas anónimas que salta à vista na rua) e é alimentado e divulgado pelos bloggers que ganham peso no lançamento das tendências.
Bruno Silva, licenciado em Artes Plásticas e com apenas 23 anos, é um dos bloggers de moda mais influentes de Portugal. “Aconteceu tudo de forma gradual, não foi nada premeditado”, diz. Depois de criar conta no “LookBook” (onde é possível criar um “diário de estilo”, com fotografias do que vestimos diariamente), surgiu a necessidade de “ter um espaço” onde poderia “colocar fotografias de outras pessoas”. A aventura passou, então, para a plataforma DollHouse, que Bruno descreve como um espaço artístico, onde se fala da moda como uma arte e não apenas como uma forma de estilo.
Já Marcos Fonseca, licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, é outro nome de peso no mundo dos bloggers de moda. Também um pouco por acaso, Marcos começou por criar o blog “Looksandtips“, depois de tirar um curso no CITEX que o obrigou a fazer uma vasta pesquisa de imagens disponíveis em blogues de moda. Da pesquisa veio a vontade de compilar os estilos encontrados num espaço próprio pois, explica, “as tendências vêm das pessoas, do que elas vestem no dia-a-dia”.
Bloggers vs Criadores
A inspiração para os “posts” diários não vem só das ruas, no entanto. Tanto Marcos Fonseca como Bruno Silva estão em sintonia quanto à fonte de inspiração primordial para assegurar actualizações constantes nos respectivos blogues: consumir em abundância muitos blogues de Street Style, até encontrar o seu próprio estilo.
Bruno Silva refere que o Street Style é uma inspiração porque, para além de nos dar uma noção do que se usa em várias partes do mundo, também nos prova que existem peças roupas que são adquiridas por baixo preço e que conseguem ser tão boas, ou melhores, do que as peças de alta costura.
E, tendo em conta o volume crescente de seguidores na Internet, muitos parecem ter a mesma opinião. Agora, e com o papel do Street Style em evidência, a dúvida deixa de ser “o que vestir na próxima estação” e passa a ser “quem consultar para saber o que está na moda”. Quem lança realmente as tendências?