O primeiro-ministro, José Sócrates, acompanhado pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, reúne-se hoje, quarta-feira, com a chanceler alemã, Angela Markel, em Berlim para a definição da posição da União Europeia em relação a Portugal.

O encontro será marcado pela preparação das cimeiras europeias de Março e pela discussão da forma como o Fundo Europeu de Estabilização Financeira ou o mecanismo que lhe suceder poderá ser utilizado para ajudar de forma mais efectiva os países em dificuldades com dívidas soberanas, como é o caso de Portugal.

O convite para a reunião pela chanceler alemã surgiu após as declarações do ministro das Finanças, proferidas na segunda-feira durante a conferência Reuters/TSF, relativamente ao esforço de contenção orçamental ser “em vão” no caso da Europa actuar de forma demorada na definição de novas regras para aliviar os mercados financeiros.

Para o eurodeputado alemão Burkhard Balz, da Comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu, o “ponto de viragem” da situação económica actual portuguesa estaria nas mãos dos governantes portugueses.

Exigências da Alemanha

A Alemanha, como principal financiadora da União Europeia, tem exigido aos países em condições orçamentais mais precárias medidas mais austeras para colocarem as suas contas públicas em ordem, sob pena de forçar os estados incumpridores a recorrerem ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Portugal tem evitado a todo o custo a necessidade de recorrer ao FMI, bem como ao Fundo Europeu de Estabilização, com o governo de José Sócrates a insistir que não precisa de apoio externo. Contudo, a dívida pública portuguesa tem sido negociada nas praças internacionais a taxas penalizadoras, que já ultrapassaram os 7% várias vezes.

Esta reunião segue o exemplo do encontro que a chanceler alemã teve com José Luiz Zapatero no princípio de Fevereiro, no âmbito da cimeira hispano-alemã, em que os dois governantes defenderam um reforço do Pacto de Estabilidade e Crescimento e avanços no Pacto de Competitividade para consolidar a economia europeia.