Este ano, a Universidade do Porto (UP) acolhe 2700 estudantes estrangeiros, oriundos de 57 nacionalidades diferentes. Mais de metade destes jovens chegam à cidade através de programas de mobilidade, como o Erasmus, cumprindo pelo menos um semestre completo de formação na Universidade que comemora este mês 100 anos.

Apesar de ainda não existirem dados finais concretos, a contagem de estudantes estrangeiros aponta para um aumento superior a 10% face ao mesmo período do ano passado. Em 2009/10, 1126 cidadãos estrangeiros realizaram cursos completos na UP.

Esta sexta-feira, pelas 17h00, decorre uma sessão oficial de boas-vindas aos alunos estrangeiros. O evento tem lugar na Reitoria da Universidade do Porto e vão estar presentes cerca de 500 jovens estrangeiros.