O material separado e colocado para reciclagem nos centros de recolha em 2010 atingiu as 58.591 toneladas, um número que, ainda assim, fica aquém das expectativas.

Em entrevista ao JPN, Susana Lopes, responsável pelo departamento de Produção e Logística da Lipor, confessa que estes resultados não são completamente satisfatórios: “Tinhamos previsto mais, nomeadamente em resíduos de papel e cartão e de embalagens plásticas e metálicas.” Os números registados não correspondem às expectativas iniciais porque também se “verificou uma quebra de consumo, que se reflecte no material enviado para reciclagem”.

É certo que os portugueses estão cada vez mais preocupados com a protecção ambiental, uma atenção que se traduz “no crescimento dos resíduos enviados para reciclagem”. As políticas e planos estratégicos adaptados pela Lipor e pelos municípios associados são “um dos factores importantes para que as pessoas possam participar activamente no processo de reciclagem”, considera a responsável.

Para 2011 espera-se cumprir as metas comunitárias estabelecidas em termos de
reciclagem. Dos objectivos da Lipor também fazem parte as acções de sensibilização e aumento da consciência ambiental dos portugueses.