Foi na segunda-feira que Igor Sterk representou a Eslovénia no Fantasporto com o filme “9:06“, filme candidato do país aos Óscares de 2009. A película retrata a história de um polícia obcecado entre um estranho caso de suicídio e a tragédia da morte de uma filha. O inspector vai viver para o apartamento do pianista que se suicidou numa tentativa de resolução do caso. Ao longo do filme, há um destaque eminente para a hora “9:06”, que tem um importante significado na história.

O filme manteve os espectadores atentos e concentrados, provocando mesmo leves gargalhadas em algumas cenas. Marta Ribeiro e Manuela Carneiro são duas amigas que já vão ao Fantas há alguns anos. Ambas gostaram do filme, considerando-o “interessante”.

The Tempest” é uma adaptação para o grande ecrã da peça de William Shakespeare “A Tempestade”. Hellen Mirren, vencedora do Óscar de melhor actriz em “A Rainha”, protagoniza o filme de Julie Taymor. A história envolve feitiçaria, vingança, planos, uma ilha mágica, comédia e ainda paixão e romance.

O filme foi precedido pela exibição da curta-metragem irlandesa “Fairy Catcher” de Kealan O’ Rourke. Durante o filme várias pessoas saíram da sala, embora o mesmo provocasse nos espectadores as mais diferentes reacções: desde a surpresa ao riso, passando pelo bocejo ou sonolência.

No pequeno auditório do Teatro Rivoli foi exibido às 21h00 “Sufferrosa: A Web Interactive Film“, de Dawid Marcinkowski, uma sessão interactiva de cinema, onde os próprios espectadores escolhiam o enredo e o final do filme. Na sessão das 23h00 o Fantasporto deu a conhecer o filme russo “A Room and a Half” de Andrey Khrzhanovskiy.