Com “Experiência Teste”, Pedro Tochas está de regresso às “Quintas de Leitura”, o ciclo de poesia promovido pela Câmara Municipal que se realiza no Teatro do Campo Alegre.

As três sessões, realizadas quinta, sexta e sábado, já se encontram esgotadas, o que “é sinal que pelo menos gente para encher os espectáculos há”, graceja o comediante que participa nas “Quintas de Leitura” respondendo ao repto do programador, João Gesta, que quer “mostrar que a poesia é uma forma diferente de comunicar”.

Tal como o nome indica, este trabalho funciona como um teste para “Coisas”, um espectáculo que Pedro Tochas vai estrear este ano em Lisboa. “Queria ver o que resultava e o que não resultava. Nesta fase final o espectáculo já está praticamente como eu quero, só faltam alguns ajustes.”

No final de cada espectáculo, é dada a possibilidade aos espectadores de colocar perguntas ao comediante. Esta é, diz, “uma maneira de aproximar o público”. “Eu sinto-me tão grato por as pessoas virem aos meus espectáculos que eu quero dar mais sempre”, afiança, em declarações ao JPN.

A possibilidade de colaborar com as “Quintas de Leitura” surgiu pela mão de João Gesta, programador do evento. “Sendo uma vertente de humor, é também um trabalho de autor porque sou eu que escrevo os textos e uma das coisas fundamentais das ‘Quintas de Leitura’ é que cada autor escreva os seus textos”, sustenta.

Artigo corrigido às 12h41 de 7 de Março