A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, esteve, esta quinta-feira, no Museu da Quinta de Santiago, em Matosinhos, para avaliar dois projectos inovadores para a cidade.

A primeira proposta parte de uma parceria da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) com a Câmara de Matosinhos, que tem vindo a marcar passo desde 2005, mas com conclusão prevista para 2012. A maquete apresentada pela arquitecta Maria Milano vai ser a futura sede do Espaço Quadra-Centro de Inovação e Criatividade.

“Este projecto é a menina dos meus olhos”, confessa o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto. “Vai ser um local incontornável de visita, tal como a Casa da Música ou a Casa da Arquitectura“, diz o autarca, sendo por isso “decisivo” que seja construído brevemente pois será “altamente potenciador da actividade económica do Porto”. “É mais um pilar para a cidade”, conclui Canavilhas.

A obra tem um custo de 1 milhão e 800 mil euros, mas, segundo Guilherme Pinto, já foi candidatada ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Um espaço que valoriza o Português

Pelo traço do arquitecto Alcino Soutinho vai nascer um espaço museológico da língua portuguesa, com conteúdos de carácter virtual, onde se valoriza a língua de Camões. Apresentado em papel, com uma perspectiva tridimensional, o projecto não passou despercebido a Gabriela Canavilhas.

“A primeira imagem impressiona”, confessou. Agradada com a proposta, a ministra da Cultura referiu que o espaço deveria ser sim um Centro Interpretativo porque um “museu é onde se conservam espécies e recontam histórias”. Guilherme Pinto arrisca até uma nova denominação: “Casa da Língua”.

A obra conta ainda com aconselhamento da professora Isabel Pires de Lima, ex-ministra da Cultura, responsável pelo conceito linguístico do espaço. A responsável fez questão de assinalar que a iniciativa “não é destinada a um público-leitor de elite”, mas sim “ao grande público”.

Gabriela Canavilhas aproveitou para aconselhar os arquitectos a procurarem empresas de construção que estejam aptas para trabalhar com tecnologia de ponta por se tratarem de dois projectos arquitectónicos bastante criativos.

Antes de terminar a visita, Canavilhas ainda passou pelo Museu da Quinta de Santiago, onde apreciou com grande entusiasmo os retratos e as paisagens piscatórias.

Artigo corrigido às 12h20