Com o advento das novas tecnologias, até os pequenos negócios aderem às redes sociais. O Facebook continua a ser a rede de eleição. As principais razões prendem-se com a divulgação do negócio e com a procura de clientes.

Em pleno centro do Porto, o café “O Caloirinho” aderiu ao Facebook em Julho de 2010 e já tem mais de 250 “amigos”. Mário Pereira, proprietário do estabelecimento, confessa que apenas usa a rede social para “encontrar clientes”, mas que não sabe sequer “ligar” a página da Internet. Essa tarefa cabe ao filho adolescente, o responsável pela divulgação do café na rede social.

A loja Casa d’Eros, na baixa portuense, também usa o Facebook como meio de divulgação. Para Jorge Gil, proprietário, a rede social funciona como forma de promoção do negócio junto de públicos diversificados.

Marina Costa, responsável pelo Centro Comercial Miguel Bombarda, conta que o Facebook se tornou moda nos últimos tempos. “Toda a gente tem, por isso começamos a ter também”, revela, acrescentando que a página de fãs funciona como um veículo de divulgação do espaço, uma vez que “as pessoas podem ver o produto, podem dizer que gostam, podem fazer sugestões. Há uma resposta imediata”, diz.

A Euphoria Smartshop abriu em Março de 2010 em Cedofeita, no Porto. A loja de produtos naturais, alucinogénios, relaxantes e afrodisíacos entrou no mundo do Facebook no momento da sua abertura. Mas para Marcelo Sousa, gerente da Smartshop, ainda “não se vêem resultados”.

A maior divulgação do negócio e a interacção com os clientes são os principais motivos que conduzem à criação de páginas do Facebook pelos proprietários das empresas.