Até terça-feira, todo o teritório nacional vai estar abrangido pela operação de Carnaval da PSP, onde “as acções serão especialmente vocacionadas para a diminuição dos crimes de furto no interior de viaturas, condução sob o efeito do álcool bem como para as ofensas à integridade física simples, muito em parte motivadas por comportamentos inadequados”, tendo em conta o que a PSP depreender da “análise criminal” do ano anterior, segundo o comunicado divulgado.

Os locais a que a PSP dará mais atenção serão “zonas onde se realizam cortejos e desfiles
alegóricos, nos interfaces de transportes público, nas zonas de diversão nocturna,
bem como em todos os locais de grande concentração de pessoas.”

A informação do número de acidentes será divulgada no final da operação, mas o comissário Fábio Castro, da Direcção Nacional da PSP, acredita que já se registem alguns acidentes. Apesar de não existirem dados sobre o número de acidentes da operação de 2010, o comissário conseguiu adiantar ao JPN que houve uma diminuição de acidentes, vítimas mortais, feridos graves e ligeiros e este ano as expectativas tornam-se positivas.

No entanto, condições adversas, como o mau tempo que se prevê para os próximos dias, podem prejudicar a condução e provocar acidentes.

Esta operação conta, também, com uma fiscalização, especialmente junto das escolas, de forma a combater a venda ilegal de produtos pirotécnicos. Serão, igualmente, realizadas acções de formação à comunidade escolar.