O primeiro-ministro, José Sócrates, e a ministra da Saúde, Ana Jorge, marcaram presença na sessão de inauguração do novo serviço de radioterapia externa do IPO do Porto, o maior de toda a Península Ibérica. Para José Sócrates, a nova infra-estrutura, com uma área total de seis mil metros quadrados, é “uma obra bem feita” com equipamentos modernos.

A obra, que começou em 2009, resulta de um investimento de cerca de 30 milhões de euros. Destes, cinco milhões são originários do fundo do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) e 25 milhões de capitais próprios do IPO – fruto, segundo Laranja Pontes, presidente da unidade, da “boa gestão dos últimos anos”.

O recém-inaugurado serviço de radioterapia externa do IPO do Porto vai permitir aos utentes receber tratamentos mais eficazes e de maior qualidade. A nova unidade pretende ainda conciliar tratamento, investigação e formação. É a única unidade da Península Ibérica que conta com sete aceleradores lineares de ponta, equipamentos cruciais no tratamento oncológico com radioterapia.

De acordo com Laranja Pontes, o objectivo deste novo serviço é “aumentar a qualidade dos tratamentos prestados, de forma a aumentar a satisfação e o bem-estar do doente e da sua família”. Com uma média anual esperada de quatro mil doentes atendidos e de 80 mil sessões de radioterapia realizadas, esta unidade permitirá um aumento do acesso aos tratamentos a doentes de toda a região Norte do País.

Na cerimónia de inauguração, José Sócrates aproveitou para elogiar o Serviço Nacional de Saúde. Usando esta unidade 100% pública como exemplo, o primeiro-ministro enfatizou que “o Serviço Nacional de Saúde é o único que assegura igualdade e dignidade ao doente”. “Não é a bala mágica dos privados que vai resolver tudo”, assegura.

A nova unidade de radioterapia externa do IPO do Porto, que já adquiriu o estatuto de Centro Ibérico de Formação nesta área de tratamento oncológico, começa a receber doentes a partir de Outubro.