Foram mais de 11 mil as inscrições de jovens universitários na Rede Contacto, a única rede social portuguesa criada por uma empresa e que estabelece uma ponte entre a Sonae e o mundo universitário. Lançada em Junho de 2010, o objectivo é seleccionar jovens talentos que possam vir a preencher quadros da empresa liderada por Belmiro de Azevedo.

A edição deste ano do “Dia Contacto” prevê 20 oportunidades de trabalho a ser atribuídas aos 60 jovens universitários que participaram neste dia. Com idades entre os 21 e os 30 anos, os estudantes pertencem a diversas universidades – entre as quais a Universidade do Porto – e institutos de todo o país. Durante o dia foram realizadas várias actividades que pretendem encontrar talentos promissores entre os finalistas.

Os estudantes universitários contactaram directamente com alguns líderes da empresa. Paulo Azevedo, CEO da Sonae, não só apresentou a orgânica da empresa como reforçou os seus valores, afirmando a “confiança e inovação” como essenciais.

Luís Reis, gestor de topo há mais de 20 anos na Sonae, trouxe uma mensagem de dedicação e esforço aos estudantes presentes. Já Roberto Leão, um dos responsáveis pelo programa de recrutamento, destacou a Rede Contacto como a “primeira rede social de uma empresa no mundo” e a sua maneira inovadora de comunicar com a comunidade universitária.

José Corte-Real admite que “foi uma surpresa grande a adesão fantástica que tivemos à Rede Contacto” de 11 mil pessoas, o que superou as expectativas. Para além disso, o administrador dos recursos humanos da SONAE afirma que os jovens universitários actuais “são mais curiosos, mais exigentes no que se querem desenvolver e avaliamos muito positivamente este últimos anos”.

A Rede Contacto vista pelos estudantes
Sérgio Rosa é estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e é da opinião que é a empresa a beneficiar do jovem graduado. O estudante afirmou “que poucos colegas conheciam esta rede” e sugeriu a apresentação da dinâmica da rede nas próprias faculdades.

Nuno Coelho, estudante na FEUP, “conheceu o programa Contacto através de um e-mail da faculdade” e decidiu envolver-se “pela iniciativa, pela empresa e pelos temas e fóruns desenvolvidos”. Deste “Dia Contacto”, o estudante de Engenharia Electrónica destaca “a visita das instalações e o ambiente vivido entre estudantes nas actividades”, realçando o facto de permitir o “contacto com a realidade profissional”.

O programa Contacto existe há 25 anos e já recebeu cerca de 3900 jovens nas instalações da Sonae; algumas centenas integraram os quadros da empresa.