A empresa ANR- Applied Neurobehavioural Research- foi fundada em Setembro de 2010 por três jovens que tinham em comum a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Marketing, neurociências e psicologia são as áreas de estudo de Pedro Chaves, Pedro Almeida e Bruno Ribeiro.

A experiência e investigação na área levou-os a concluir que os estudos existentes eram limitados e, como tal, acharam importante investigar e investir no estudo dos mercados (market-research) e na psicologia dedicada à avaliação e intervenção clínica. Em 2010 concorreram com este projecto ao concurso “Desafio OUSAR: a minha ideia, a minha empresa” da Associação Industrial do Minho (AIM). Foi-lhes atribuído o segundo lugar, num total de cerca de cem projectos. Neste momento beneficiam do apoio da AIM para o arranque do projecto e procuram estabelecer alguns protocolos com entidades públicas.

Multidisciplinariedade e principais apostas

Os três investigadores pretendem acima de tudo “um projecto multidisciplinar” como afirma, em entrevista ao JPN, Pedro Almeida. Na componente clínica, o projecto direcciona-se para a avaliação com recurso à electroencefalografia quantitativa e intervenção posterior através de conceitos de neurofeedback, em particular na hiperactividade.

Ao nível do market-research utilizam técnicas como eye-tracking, uma tecnologia que permite saber, em tempo real, o comportamento visual das pessoas quando sujeitas a determinados conteúdos televisivos e publicitários, entre outros. A ANR pretende perceber a eficácia de campanhas publicitárias ou comerciais através, por exemplo, das respostas emocionais, da atenção e dos comportamentos de consumo.

Uma das principais apostas em desenvolvimento relaciona-se com processos eficazes e inovadores para o estudo das audiências. Pretendem “patentear um produto que avalie com clareza e maior rigor as audiências das empresas media, nomeadamente cadeias televisivas”, avança Bruno Ribeiro.

Os três jovens da UP iniciaram actividade este ano e, como afirma Bruno Ribeiro, o objectivo é “ser uma referência ao nível de estudos de mercado em Portugal”. Os três principais domínios são os estudos de mercado, o domínio da avaliação e a intervenção clínica. Os treinos de alta perfomance, dedicados à compreensão do comportamento físico, às atitudes internas e à qualidade de funcionamento de cérebro, são outra das vertentes do projecto.

Emprego e investigação científica

Alguns dos serviços que estão a desenvolver são, sobretudo, direccionados para os media, em especial para a televisão: avaliação da reacção sobre os conteúdos, a sua eficácia e compreensão. Pretendem ainda, a longo prazo, recrutar profissionais especializados, para além de desenvolver um centro de investigação, no qual jovens estudantes possam investigar nas áreas em que a empresa opera. O vínculo com a Universidade do Porto é para manter, de modo a tornar a investigação científica uma mais valia da empresa.