São mais de onze mil alunos que já recorreram à Linha de Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua, criada em 2007.

Até ao final do primeiro semestre do corrente ano lectivo, 150 milhões de euros em empréstimos foram contabilizados pela empresa que gere esta linha, a SPGM. Se nas contas referentes a este ano académico, existiram 1736 pedidos de empréstimo, que correspondem a cerca de 22 milhões de euros, é esperado um aumento, no final do segundo semestre, do valor geral de crédito concedido desde a criação da Linha para Estudantes do Ensino Superior.

Em 2009, um estudo do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) obteve respostas de cerca de mil estudantes que usufruem deste tipo de apoio. Uma das conclusões foi a de que o recurso ao empréstimo não está relacionado com as origens sociais de quem a ele recorre. Funciona, isso sim, como um complemento a outros rendimentos, para que os estudantes consigam manter um determinado estilo de vida e autonomia pessoal.