Sintético é sinónimo de resumido, curto. Foram assim os triunfos de Braga, FC Porto e Benfica na primeira mão dos oitavos da Liga Europa.

FC Porto

Das três equipas, quem se pode dar por mais feliz é o FC Porto. Venceu por 1 – 0, fora, frente a um CSKA muito perigoso, e num “relvado”…sintético, capaz de relegar atletas de alta craveira a jogadores amadores de futebol.

A habituação dos portistas ao sintético do Estádio Luzhniki demorou algum tempo e os remates frouxos, os passes errados, a dificuldade em controlar a bola foram factores reveladores disso mesmo. Só depois de uma primeira parte de sobressaltos constantes na baliza de Helton, é que o Porto conseguiu dominar a partida, e matar o jogo com um míssil de Guarín, a surpresa de Villas-Boas no onze.

O FC Porto só joga para a Liga ZON Sagres na segunda-feira, com a União de Leiria, e espera-se um jogo mais tranquilo para os dragões, que contam agora onze pontos de distância para o Benfica. Hulk vai voltar ao campeonato, depois de ter estado castigado na última jornada.

Braga

O Liverpool continua com os seus surpreendentes resultados europeus. Mas para isso muito contribuiu um grande Braga. O facto de o golo dos bracarenses ter sido alcançado através de penálti, não retira qualquer mérito à vitória (1 – 0) dos portugueses, que muito fizeram por isso. O próprio treinador do Liverpool disse, no final da partida, que a equipa inglesa poderia ter sofrido mais golos, e a verdade é essa, relembre-se o tiro de Sílvio à trave de Pepe Reina, na primeira parte.

Benfica

O Benfica foi, das equipas portuguesas, aquela que obteve um resultado menos positivo. Apesar de ter vencido o PSG (2 – 1), um golo sofrido em casa pode trazer dissabores aos encarnados, na segunda mão, em Paris. Se isso não aconteceu em Estugarda, na última eliminatória, do mesmo não pode haver a certeza desta vez. O PSG mostrou toda a sua qualidade na primeira parte, e se alguns jogadores importantes que ficaram de fora da convocatória para a Luz, recuperarem para o jogo em Paris, o Benfica terá de estar mais concentrado.

As águias jogam no domingo para a Liga ZON Sagres, frente ao Portimonense. Jorge Jesus já disse que iria poupar alguns jogadores nessa partida, para que possam estar a 100% no jogo da Liga Europa, o que revela aquilo de que já se desconfiava: os encarnados consideram o campeonato quase impossível de alcançar. Carlos Azenha volta ao Estádio da Luz, agora pelo Portimonense, numa altura em que a goleada que sofreu lá na época passada, ao serviço do Vitória de Setúbal, ainda está fresca na memória, nem que fosse só pelos números: 8 – 1.