Peritos em ourivesaria de todo o Mundo estão reunidos no Palácio do Freixo, no Porto, para o Congresso Anual da CIBJO, a Confederação de Joalharia Internacional.

Esta é a primeira vez que o congresso se realiza em Portugal. Fátima Santos, secretária-geral da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, justifica a escolha do Porto para a realização deste evento com o facto de a associação estar sediada na cidade e por a indústria da ourivesaria portuguesa estar concentrada no Norte do país.

Fátima Santos realça a importância da realização do congresso em Portugal, pois é “a primeira vez que a ourivesaria portuguesa se consegue afirmar” a nível mundial. As grandes discussões do congresso estão subordinadas à temática da “protecção do consumidor”, para que este esteja seguro de que “compra produtos manejados e processados com qualidade”, adianta Fátima Santos ao JPN. “A CIBJO está ligada às Nações Unidas e tem muita responsabilidade perante este sector da ourivesaria”, explica.

Paralelamente, diversas comissões da CIBJO promovem pequenas conferências com diferentes temáticas, sejam elas pérolas, geologia ou, por exemplo, pedras preciosas. Sendo este um sector que trabalha com produtos de luxo, “em alturas de maior dificuldade é a primeira coisa que as pessoas dispensam”. Contudo, Fátima Santos acredita que é apenas uma fase e que as empresas do sector vão “adaptar-se, reestruturar-se, serem mais criativas e inovadoras”.
Como tal, no congresso vão ser aprovados diversos documentos e directivas, os quais, posteriormente, serão implementados nos países cujas associações de ourivesaria são membros da CIBJO.

O congresso, que reúne associações de joalharia de todo o Mundo, começou a 14 de Março e acaba dia 16. No dia 17, haverá um pós-congresso, com uma visita a Gondomar, considerada a cidade da ourivesaria.