Bruno Quelhas e José Eça de Queiroz partilham o gosto pela cidade do Porto e pela arquitectura. São dois rapazes de 17 anos que estão a modelar edifícios da cidade do Porto em 3D para o Google Earth. Os dois jovens frequentam o 12.º ano de Artes Visuais, pelo que a ideia inicial surgiu na disciplina de Área de Projecto. Porém, na altura a proposta não avançou porque o tema tinha de estar enquadrado nas ciências do ambiente.

Em Novembro, Bruno voltou a falar com José sobre o projecto. “Achei que valia a pena continuar, já que também conta para o currículo”, conta José Eça de Queiroz ao JPN. Desde então, nos tempos livres, já modelaram diversos edifícios, entre os quais se salientam a Sé do Porto, a Estação de São Bento, a Casa da Música e a Torre dos Clérigos.

O processo parece simples: tiram fotografias aos edifícios e depois utilizam o Google Sketchup, uma ferramenta grátis do Google, para fazer a modelação. Contudo, a tarefa dos dois jovens não é fácil. Enquanto que, para a cidade de Lisboa, está disponível a ferramenta Google Building Maker que facilita a criação de edifícios em 3D, no Porto essa ferramenta não está disponível, pelo que os jovens têm que utilizar o Google Sketchup.

Apesar de este ser o principal obstáculo ao trabalho, José e Bruno salientam, ainda, a dificuldade em arranjar as fotografias ideiais, sem árvores nem sinais de trânsito, por exemplo, que dificultam a modelação da textura do edifício.Paralelamente, os jovens estão a desenvolver um documento de texto com tutorial sobre a modelação de edifícios em 3D”, acrescenta Bruno.

A terminar o 12.º ano, Bruno quer ingressar no curso de Arquitectura, enquanto José pretende tirar o curso de Design Industrial. A partir daí, a continuidade do projecto pode estar em causa, pois o tempo disponível vai ser menor.