Íris Cleto nunca gostou de deitar nada fora. Sempre viu utilidade até nos objectos mais velhos. Foi assim que surgiu a ideia de unir o antigo e actual em negócio. A “Nove Vidas” materializou essa vontade.

A “Nove Vidas” nasceu na Rua do Almada há menos de quatro meses. Quem entra na loja da antiga professora de Geografia, profissão que acabou por abandonar, vê quadros e peças de mobiliário antigas, mas com um design moderno e actual. No início, Íris queria trabalhar com peças de joalharia, mas as dificuldades com os contrastes fizeram-na mudar de ideias. Mesmo assim, ainda produz alguns artigos.

Íris não restaura as peças antigas, mas tudo o que envolve design é concebido por ela. É ela que imagina os objectos com outras cores, outras formas, feitos com outros materiais. Alguns são comprados por si, mas também é possível encomendar um “re-design” para qualquer coisa que precise de uma nova vida.

O nome da loja não se podia adequar melhor. Para a proprietária, cada objecto pode ter vários usos, donos e aspectos diferentes. Tal como o gato tem nove vidas, as coisas que nos rodeiam também podem ter. Ao olhar para um cadeirão, fascina-se ao “imaginar, por exemplo, quantas pessoas já estiveram lá sentadas, quantas histórias terá aquela peça para contar”.