O Mama Help é o primeiro Centro de Apoio a Doentes com Cancro da Mama. O projecto, da autoria da cirurgiã Maria João Cardoso, pretende dar resposta aos problemas quotidianos dos doentes oncológicos. Como refere Vânia Prata, psicóloga no centro, o projecto surgiu da necessidade de preencher a “lacuna” existente nos tratamentos oferecidos pela grande maioria das instituições.

“Normalmente, um doente oncológico precisa de ajuda a vários níveis e isso nem sempre se encontra. As instituições que existem não conseguem dar resposta a todas as necessidades dos doentes”, explica Vânia Prata.

Instalado na Ordem da Trindade, o Mama Help oferece serviços de fisioterapia, nutrição, psicologia e “pretende aliar a medicina complementar aos tratamentos praticados na medicina tradicional” através da prática regular de Yoga, Tai Chi, Reiki, Naturopatia e Acupunctura. Apesar de se tratar de um Centro de Apoio a Doentes com Cancro da Mama, o centro não exclui outros doentes e, como refere a psicóloga Vânia Prata, “todos podem usufruir dos seus serviços”.

Entre os nomes associados ao projecto encontra-se o director do IPATIMUP, Sobrinho Simões, e a Presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, enquanto membros do Conselho Científico. Excluída não está a hipótese de expansão do centro a outros pontos do país mas, como afirma Vânia Prata, “tudo está dependente do sucesso do centro no Porto”.