A porta dos quartos-de-final da Liga Europa está entreaberta. As vitórias da primeira volta, ainda que pela margem mínima, representam um bom avanço para as equipas portuguesas em prova.

Em termos de resultado, o Benfica parece ter a tarefa mais difícil, já que sofreu um golo em casa na primeira mão. Mas tendo em conta que vai jogar outra vez em “casa”, o cenário muda de figura. Em Paris vai estar uma grande falange de apoio aos benfiquistas, engrossada por muitos portugueses, residentes em França, que não vão perder a oportunidade de ver equipa de Jorge Jesus em campo. Pelo menos, o ambiente vai estar mais desanuviado para os “encarnados”.

Na teoria, é o Sp. Braga que vai ter o jogo mais difícil. A visita a Inglaterra pode trazer más recordações aos jogadores bracarenses, que perderam lá esta época por 6 – 0, com o Arsenal, quando ainda estavam na Liga dos Campeões. Se Domingos Paciência souber trabalhar o factor psicológico da sua equipa, e tendo em conta aquilo que o Braga jogou frente ao Liverpool, no Estádio AXA, a passagem à próxima fase parece possível.

O FC Porto é a única das três equipas que joga literalmente em casa. O CSKA já conhece os cantos dela, e nas duas vezes que lá jogou, empatou. Mas os adeptos portistas são exigentes e por certo querem a vitória. Espera-se é que o frio da Rússia não acompanhe os moscovitas e congele as aspirações do Porto na Europa que, como se sabe, passam por vencer a competição.

PSG – Benfica (18h)

O resultado da primeira mão (2 – 1) na Luz pode não ser tão simpático como parece. Na eliminatória anterior a vantagem encarnada era a mesma, mas a equipa adversária não. O Estugarda foi presa fácil para as águias, que confirmaram na Alemanha a vitória de Lisboa, mas o Paris Saint-Germain é, neste momento, uma equipa superior à dos germânicos. Jorge Jesus conta com uma equipa na máxima força, agora psicologicamente liberta do campeonato e concentrada na Europa, e conta ainda com o massivo apoio lusitano em França. O PSG não vai ter em jogo o marcador do golo na Luz, o lesionado Luyiundula.

Liverpool – Sp. Braga (20h05)

O Liverpool já não assusta tanto na Europa. Nos últimos tempos, alguns resultados surpreendentes com equipas mais pequenas têm tirado alguma pressão psicológica aos adversários dos ingleses. É isso que se espera que aconteça em Anfield Road. O Sp. Braga já demonstrou que se sabe bater com os “tubarões” da Europa (relembrem-se alguns jogos como aqueles frente ao Milan, Sevilha ou Arsenal), e Domingos conta com essa experiência para motivar os seus jogadores frente ao Liverpool. A “boa” notícia vem de Steven Gerrard, o homem das grandes decisões, que não vai poder alinhar pelos ingleses por causa de uma lesão na virilha.

FC Porto – CSKA Moscovo (20h05)

André Villas-Boas tem, no Dragão, uma equipa embalada pelo sucesso no campeonato nacional. Não se conta uma derrota no historial portista da Liga ZON Sagres. O mesmo palmarés não pode o técnico passar para a Liga Europa, em que já averbou derrotas, mas esse resultado (a não derrota) garantiria a passagem dos dragões para os quartos-de-final. O Porto não vai ter, mais uma vez, Álvaro Pereira, mas o restante plantel está disponível para atacar os russos. O CSKA chega a Portugal algo abalado, depois de dois atletas se terem agredido num treino, mas Leonid Slustky espera dos seus jogadores uma frieza implacável para eliminar a equipa de Villas-Boas.