Até ao final de Março, os bolseiros da UP vão receber todos os retroactivos em falta. A garantia foi dada pelo director dos Serviços de Acção Social da Universidade do Porto (SASUP), João Carvalho, no final de debate realizado esta quarta-feira na FEUP, cujo objectivo foi esclarecer dúvidas relativas ao sistema de atribuição de bolsas de estudo e discutir os problemas dos estudantes bolseiros. A discussão contou, ainda, com a presença do presidente da AEFEUP, Ricardo Costa, e do deputado do Bloco de Esquerda José Soeiro.

João Carvalho referiu que “um número significativo de alunos foi afectado” pelo novo regulamento de atribuição das bolsas de estudo e acrescentou que a “taxa de insucesso das candidaturas se deve essencialmente às novas medidas”.

Os dados apresentados pelo director dos SASUP revelam uma taxa de reprovação nas candidaturas de 12,24%, um acréscimo de 4,25 pontos percentuais face ao ano anterior. Entre os principais motivos de negação de pedido de bolsa encontram-se as situações de excesso de capitação e a falta de rendimento escolar.

José Soeiro referiu que “a situação de alguns alunos é preocupante” e que “não é suportável que o resultado da candidatura seja apresentado cinco meses depois do ano lectivo ter começado”. O deputado referiu, no final do seu discurso, que “esta discussão só foi possível devido à mobilização dos estudantes e porque os Serviços de Acção Social alertaram para o impacto profundo das novas regras”.

Antes das dúvidas dos estudantes presentes no debate, o presidente da AEFEUP, Ricardo Costa, sublinhou que esta questão só será resolvida se “todas as partes envolvidas neste processo debaterem em conjunto os problemas dos estudantes” e sublinhou que os “SASUP apenas estão a cumprir aquilo que está no regulamento”.