Com vinte e cinco demos em mãos, os Pearl Jam vão reunir-se em Abril para começar a escolher quais as cerca de quinze músicas que vão dar forma ao sucessor de Backspacer (2009).

A notícia foi adiantada pelo baixista Jeff Amment à revista Billboard depois de, em 2010, terem anunciado uma pausa “por muito tempo” devido “ao cansaço” e para investirem nos seus projectos a solo.

O investimento parece ter dado frutos. Jeff Ament terá um álbum a solo em nome próprio pronto a sair para o mercado em 2012 e Eddie Vedder deverá lançar já em Junho um novo álbum composto de músicas escritas no ukelele, Uke Songs.

O primeiro single do vocalista, “Longing to Belong”, deixa antever os sons suaves e envolventes a que Eddie já nos habituou com a banda sonora de “Into the Wild” (2007).

No ano em que a banda comemora o seu vigésimo aniversário, espera-se a re-edição dos álbuns”VS” e “Vitalogy”, um documentário sobre os vinte anos da banda por Cameron Crowe e um livro retrospectivo que farão as delícias dos seguidores da banda de Seattle.